domingo, 25 de julho de 2010

Na companhia do Coutinho....

Oito dias depois da grande jornada à beira mar, voltei à estrada. Sábado de manhã, 9h à porta do SAP – Amora, local original para um treino diferente do habitual. Os meus treinos na baía do Seixal, são normalmente, treinos calmos à beira rio, num local que se tornou na minha zona de eleição para um treino de estrada. Esta zona torna-se local de romaria para aqueles que gostam de desporto no fim de semana, podendo sempre usufruir de zonas destinadas apenas aos transeuntes e corredores de domingo, com bebedouros espalhados ao longo do percurso e inclusive, marcações indicativas do percurso e respectivos km´s isto tudo para uma distância máxima de 15 km´s (ir e voltar, claro!). Um bom local perto de casa.

Mas esta semana, não passava apenas por “sentir” o rio. Tudo combinado e sábado às 9h da manhã era altura de dar a conhecer o espaço ao meu amigo Miguel Coutinho. O Miguel é um companheiro ainda novo nestas andanças, com apenas uma prova feita este ano (2ºcorrida das novas oportunidades), elevou a fasquia e treina agora para a sua primeira Meia, no dia 26 de Setembro na Meia Maratona de Portugal. Saímos num passo tranquilo um pouco acima dos 5min/km, colocando a conversa em dia e deixando rolar, rapidamente chegámos ao Seixal.

Passámos o Seixal através das suas ruas estreitas em direcção ao terminal Fluvial, de onde se vislumbra uma paisagem magnífica. Barreiro, Lisboa e Seixal, amarrados pelo Tejo, de braço dado com o rio, e ao mesmo tempo longe, distantes, separados pelo mesmo espelho de água que os banha e une todos os dias. Subimos ao centro de estágio, lentamente por a subida ser difícil mas também para “provocar” o Coutinho Azul e Branco, que é claro não levou a mal, e imaginou-se a correr no Olival. Terminada a ida estava na altura da volta, agora com mais calor, sentimos o sol sereno sobre o rio e os braços, fazendo daquele treino uma quase ida ao solário. O ritmo aumentou um pouco, o Coutinho está em forma, leva muito a sério o seu objectivo. Eu pelo contrário, os 30km´s da semana passada na área a beira-mar tinham deixado algumas mazelas, e com mais uma semana a pagar parquímetro dos ténis, sentia-me lento, pesado e talvez um pouco em baixo. Fizemos nessa altura vários km´s abaixo dos 4:30m\km, tornando rápido o regresso de volta ao SAP, ao local de partida. Um até logo ao Coutinho, e toca a subir em direcção a casa, para um reconfortante banho fresco, que o dia já ia quente.

Fiz 15 km´s em 1h10m, perto de 13 com o meu amigo Coutinho, que a continuar assim, com a seriedade com que abraça os seus desafios, fará certamente uma excelente prova na Meia Maratona de Portugal.

7 comentários:

  1. Alô Panisca! O bom filho a casa torna! Bom, aliás, grande percurso para quem quer começar ou simples/ rolar...sem declives e ao nível do mar com um piso bastante aceitável,e no ponto de viragem do percurso a subida ao "pequeno Santuário"...Aquando da preia-mar a paisagem tb s torna bte agradável. Grande tirada de 30 Kms na semana passada! Estás 1 autêntico "Karno" lol, contudo tens k ter em conta as consequências a médio/longo prazo de tais distâncias, s queres continuar, e acho k deves, n podes pagar 7 dias seguidos de parquimetro...2 3 dias é o maximo aconselhável!! Pubalgias, lombalgias, etc são de evitar, sem falar do "malogrado" joelho...e tu melhor k ninguém sabes do k estou a "escrever". Continua k estás no bom caminho, m lembra-t k pr apanhares o TGV ao f-d-s durante a semana p´lo menos 2X tens k apanhar a fertagus...GRANDE ABRAÇO!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Kitéria! Que bom é receber-te no corredor de Domingo, tens toda a razão, tenho de apanhar o fertagus mais umas vezes durante a semana, mas enfim os dias só tem 24H. Vai treinando nos Alpes que quando vieres de visita, fazemos a subida ao "pequeno Santuário" para matar saudades.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  3. A única parte má do treino foi ter de entrar em "território inimigo"!! Bom treino grande Filipe, na próxima mais longo e mais rápido!!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Amigo, Miguel.
    Estás mesmo com o espirito olímpico, " Mais longe, Mais Alto, Mais Rápido".
    Certamente assim será o próximo treino.
    Um Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Fidalgo,
    15Km em 1H10 a treinar...!!!!Temos atleta!!!!
    Continuação de Bons e Fortes Treinos
    Luis Parro

    ResponderEliminar
  6. Amigo Filipe,
    Bom treino, pelos vistos o joelho já esta melhor.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Atleta,
    estou seguindo seu blog e conferindo seus post...
    http://marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderEliminar