domingo, 18 de julho de 2010

Da Caparica à Lagoa de Albufeira....e voltar!

Manhã de sábado, e eis que os raidistas se fazem às areias da Costa. A praia quase deserta, fazia jus à hora em que os aventureiros se preparavam para um treino longo, muito longo, no vasto areal da Costa Azul. Partimos 7 com vontade de chegar longe, passo a passo: eu, o Vitor Veloso, o Luís Parro, o Mário Lima, o Rogério e outros dois companheiros que não consegui fixar o nome. Ritmo lento para aquecer, e a conversa ainda vasta sempre em torno da UMA, da Almonda e de todas as provas de trilhos e aventuras mais recentes.
(fotos gentilmente cedidas pelo Vitor Veloso)

 O grupo mantinha-se unido numa passada calma, fintando aqui e ali as investidas da água que tentava teimosamente molhar-nos os pés. Deixávamos para trás o último pontão, o último porto seguro, passamos a Mata, a Rainha e num pulo estávamos na Fonte da Telha. 8 Km’s feitos, num areal até ali fácil e com poucos banhistas. Aos 10 Km´s o Mário sentia dificuldades, uma antiga lesão que também tinha vindo treinar, e sensatamente decidiu voltar antes que o problema se agravasse, um treino é um treino, mas a UMA fala mais alto. Estávamos a chegar à parte mais difícil, da Fonte da Telha para a frente o areal fica mais solto, as ondas chegam mesmo acima de quem corre, criando dificuldades e obrigando a um serpentear constante, duna acima, duna abaixo. Apesar das dificuldades o Vitor e eu tentámos manter o ritmo forte, ouvimos o Luís Parro despedir-se, estava na hora de também ele voltar. As dificuldades aumentavam, o calor também, éramos só dois contra a Mãe Natureza. As gaivotas arbitravam o duelo, mas nós continuávamos numa passada forte, aproveitando o vai e vem das ondas para tentar correr na área mais compacta, mas logo de seguida tínhamos de fazer um sprint para a duna pois o mar não nos deixava ocupar um espaço que considerava seu. Perto dos 14 Km’s numa tentativa de fugir de uma onda, enterrei o pé na areia e o meu malogrado joelho esquerdo cedeu. Uma dor lancinante obrigou-me a abrandar, deixei o Vitor continuar e fui ficando calmamente para trás. Mas a vontade de chegar à Lagoa de Albufeira era mais forte, passada lenta mas continuei, agora com mais cuidado, correndo na areia solta para evitar as mudanças bruscas de direcção por causa das ondas. Cheguei finalmente à Lagoa, o Vitor já se preparava para voltar. Tirámos a foto para registar o momento, e voltámos os dois.

(fotos gentilmente cedidas pelo Vitor Veloso)

 Tentei, mas o joelho não deixava, o Vitor está muito forte, acredito plenamente que vai fazer uma grande UMA, perguntou-me se estava bem se queria que abrandasse, recusei. Não podia deixar que o meu problema prejudica-se um amigo no seu treino e nos seus objectivos. Era agora uma luta minha até à Costa da Caparica, faltavam “apenas” 15Km´s. Continuei, agora sozinho, vendo o meu amigo Vitor afastar-se, aceitando as dores do meu joelho, mas recusando parar. Estava na altura de me colocar à prova a mim, a minha vontade, e o meu espírito superar o corpo, recusar uma limitação e fazer das tripas coração, como diz a sapiência popular. Foram 4 Km´s, com o corpo a pedir clemência, mas cada vez que o garmin apitava por mais um Km cumprido, renascia a vontade de continuar, de me superar. A maré agora mais baixa, dava tréguas, a arriba fóssil imponente, marcava a paisagem, as gaivotas esvoaçavam por ali, e eu só pensava em chegar, de preferência inteiro. Começava agora a ganhar a luta com o meu corpo, aumentei a passada, e depois um pouco mais, estava a superar a maleita, passei a Fonte da Telha praticamente com 3 horas de treino, e continuei, a Caparica é já ali. O vento aparecia agora de frente, dificultando a passada, serpenteava, não por causa das ondas mas pelos inúmeros banhistas que aquela hora já enchiam as praias, felizmente o piso agora estava melhor, bem melhor. A história invertia-se primeiro a Fonte da Telha, depois a Rainha, a Mata e já se avistava o pontão da Costa, estava mesmo a chegar. Entrei no último Km, um apito do garmin e uma voz que me chamava, pensei por um súbito momento que estava a delirar, o garmin a falar. Mas não, era o Vitor, foi bom ver um bom amigo à chegada. Estavam feitos 30Km em 3H39m, nos areais da Costa Azul. Passei muitas dificuldades, muitas adversidades, consegui superar-me, mas o melhor foi mesmo correr com aqueles raidistas, conhecer pessoalmente o Mário Lima e o Luís Parro e palmilhar as areias com alguns dos muitos “Duros” que no dia 1 vão enfrentar a UMA. A todos eles envio as mais sinceras palavras de Força e persistência para superar tão grande prova, pois a UMA é só uma e bravos muitos serão.

8 comentários:

  1. Olá Filipe
    parabéns pelo teu treino...uma vez mais na areia apesar de por motivos justificados não estejas em Melides, onde acredito farias também uma boa prova.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipe,
    Sempre agradável estar perto dos amigos, tu és um desses.
    Quando te vi chegar a Costa fiquei “aliviado”, pois te tinha deixado sozinho!!
    Fui um bom treino, tu estiveste altura parabéns.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigos, TAN e DUR.
    Obrigado pelas vossas simpáticas Palavras.
    António, é pena que não tenhas estado connosco neste treino no areal da costa, mas acredito que vontade não faltou, que estejas a 200% na UMA.
    Vitor, foi sem dúvida nenhuma um grande treino ao lado de um grande amigo, espero que te seja bastante útil para a UMA.
    A ambos um grande Abraço e uma grande Prova no próximo dia 1.

    ResponderEliminar
  4. 3H39 ontem foi obra, os meus sinceros parabéns!
    Pela negativa serviu para que com a UMA pela frente no dia 1, não fugires ás ondas.
    É sempre em frente se escolheres o caminho da água...o serpentear só desgasta e o risco de torcer os joelhos enorme.
    Agradeço as tuas palavras de amizade e conta também com o meu apreço.
    Dia 1, na UMA lá estaremos para "partir" aquela areia toda!!!!!
    Um abraço
    Luis Parro

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! São relatos com seu que me fazem sonhar um dia com a UMA mas primeiro tenho que me reconciliar com a Meia Maratona Na Areia e aprender a correr na praia!
    Eu sou um animal do campo!
    Rápidas melhoras desse joelho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Luis.
    infelizmente não vou estar na Uma, mas fica a lição para futuros treinos e provas na areia.
    Que a UMA te corra da melhor maneira.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá, Jorge Branco.
    Muito agradeço as suas simpáticas palavras, quem sabe se para o ano é o seu ano de provas na areia, só tem de se esquecer um pouco do bem que se está no campo.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  8. Já viste Filipe?

    É desta estirpe de Homens como tu que se fazem os Indianas Jones.

    Ainda não tinha lido este teu texto, mas mesmo com o joelho em "mau" estado abalançaste em ir até à Lagoa e voltar. Muito sofrimento mas um sorriso se crava no semblante quando se avista ao longe o rosto de um amigo que nos esperas... 15 km depois. É desse bom barro que fomos moldados.

    Abraços

    ResponderEliminar