segunda-feira, 31 de maio de 2010

2º Corrida das Novas Oportunidades

Céu Limpo, um sol quente e radiante, uma paisagem deslumbrante sobre o Rio Tejo e um Mar de gente com vontade de fazer desporto, tudo por umas supostas Novas Oportunidades. Foi assim a Manhã de Domingo ali para os lados de Belém.

2.ª Edição da Corrida das Novas Oportunidades, 10 km de Alcatrão lentamente aquecido por um sol demasiado quente, era o que nos esperava à partida. Todo aquele mar de gente compareceu à chamada, uns para correr outros simplesmente para andar, não os 10 mas os 3 km da caminhada anunciada. Tiro de partida e os VIP´s (leia-se elite) lá vão em passo acelerado, como quem foge da rebelião que vem já aí atrás a querer fazer sombra aos mais capazes. No meu caso, passei o primeiro km em ultrapassagens rasantes entre curvas e contra curvas estonteantes na tentativa de manter o ritmo e fugir daqueles que não queriam correr mas simplesmente andar.


Depois do primeiro km foi o começar a encontrar a malta amiga, o Miguel que fazia a sua estreia em provas lá ia num ritmo deveras impressionante, com a companhia do Carlos do 4@fundo, fiquei na companhia deles por alguns metros até que algo me chamou à atenção. Alguém da caminhada fazia a festa e por entres o adeus e as palavras de força, vislumbro a dupla Tandur. O António Almeida e o Vitor Veloso iam mesmo ali à frente e eu não os tinha visto, despedi-me do Miguel e do Carlos com as palavras de Força e acelerei para cumprimentar e felicitar pessoalmente a dupla Tandur pelo excelente resultado alcançado na Geira Romana. O andamento ia calmo, talvez calmo demais para aquela hora, sentia-me bem e pronto para esticar um pouco o andamento, e a partir do 3,5km, lá fui. Despedi-me desta vez da dupla com um até já e dei corda aos ténis. O calor apertava e o ritmo subia, nesta altura rolava em 4`30, mas isso não chegava para o que queria. Aproveitei o abastecimento antes de chegar ao cruzamento com Avenida de Ceuta e carreguei mais um pouco, passei mais alguns atletas e quando dei conta estava na altura de voltar, era o regresso, não a casa mas em direcção ao local onde tudo começara, mas desta vez pelo lado da Meta. Entre passagens e ultrapassagens, ficara sozinho. O calor apertava, a 3km da meta, começava a sentir algum desgaste, estava na altura de dar um último esticão, aquele que me levaria à meta. Nesta altura a estrada tinha 2 ambientes, dum lado alguns grupos iam trocando conversas e incentivos, mas do meu ficara o silêncio, um silêncio de sofrimento e concentração, um silêncio que ajudava a poupar energias, e foi nesse mesmo silêncio que conjuntamente com um outro atleta de nome Nascimento, fiz os últimos km, não falámos, não trocámos impressões, a linguagem da corrida falou por nós, as passadas sincronizaram-se, o andamento estabilizou. Estava na altura de deixar rolar a estrada por baixo dos pés, aceitar o sol que nos banhava e nos mostrava o caminho para a meta e acreditar que era já ali.


Consultei o relógio, uma última vez. Bolas! O chip deixara de sincronizar, verifiquei o tempo e de cabeça fiz algumas contas que me diziam que ia num bom andamento, acabara de passar a placa do último km numa passada forte. Cerrei os dentes. Daah! Má ideia! Pensei: “Abre a boca que entra vento e mata a sede, ou então corre mais depressa que te dão água no fim”. E assim foi, corri mais um pouco em busca do oásis, curva à direita e lá estava a chegada. Missão cumprida, 42m31s para percorrer os 10 km.
Depois disto, foi procurar a mulher da minha vida para lhe dar um beijo, e esperar pelos outros companheiros de corrida, o Vítor Veloso, o Miguel, o António Almeida, o Mário e o Carlos da 4@fundo para com eles comemorar mais uma prova terminada. Um grande abraço ao Miguel Coutinho que para uma corrida de estreia fez um resultado muito bom de 44m35s.

6 comentários:

  1. FILIPE! Um muito e muito obrigado! Sinto que encontrei uma grupinho bem jeitoso nesta história das corridas! Senti-me bem, estava descançado e fiz a prova sem objectivos de tempo a cumprir. Era a primeira e os meus objectivos eram acabar na primeira metade da classificação! Acabei em 185º e com um tempo que até a mim me impressionou! Quando não tens nada a ganhar nem a perder as coisas correm bem!
    Boa prova, abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipe,
    Boa prova, estives-te muito bem, parabéns.
    Sempre um prazer rever um amigo.
    Cumprimentos para todos
    Vitor Veloso

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Filipe pela prova realizada e também pela boa marca. Espero um dia encontrar-te aí numa prova qualquer, por enquanto não vai ser possível voltar à estrada nos tempos mais próximos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe
    é aquilo ia um bocado lento...para ti, parabéns pela prova.
    Muito obrigado também pela simpatia.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. filipe boa prova , e bo blog , un prazer desde Sevilla

    ResponderEliminar
  6. Grande prova sim senhor! Sou o Nascimento, encontrei este blog por acaso e ainda bem! O ultimo km foi de puro sofrimento, mas compensou! Abraço Filipe

    ResponderEliminar