domingo, 27 de março de 2011

8ºCorrida de Solidariedade ICPSI-APAV

Existem provas que por várias razões nos marcam e se tornam especiais, e existem outras que mesmo sem serem de eleição estão sempre presentes no nosso calendário. A corrida da ISCPSI-APAV é um desses casos. Não é espectacular, não é uma grande prova, mas é suficientemente boa para me fazer voltar todos os anos, muito por causa da cumplicidade, preocupação e dedicação que existe entre a organização e os atletas e na tentativa de fazer passar a mensagem da APAV.
8.ª Corrida ISCPSI-APAV, com um traçado plano e bastante agradável, esta prova de 10km, com início no largo do calvário, começa a ter contornos de prova obrigatória, como tal lá estive a marcar presença pelo segundo ano consecutivo. Cheguei, 20 minutos antes, sem pressa mas entusiasmado com o facto de voltar a estar ali presente para o tiro de partida. Não demorou muito tempo para começar a ver caras conhecidas, os irmãos Hamilton e Fábio Pio Dias (O fotógrafo corredor) lá estavam a marcar presença com a sua amizade e simpatia acompanhados da inseparável máquina fotográfica. Uma foto, um abraço a ambos e até já que as pernas têm de aquecer. Mas aquecimento nem vê-lo porque os amigos Fernanda e Luis Parro estavam logo ali por perto, e claro está que a malta da margem sul tem de confraternizar em vez de aquecer. Ao fim e ao cabo, são estes momentos de amizade antes da corrida que nos aquecem a alma e nos transmitem a vontade de domingo após domingo, prova após prova, voltarmos a marcar encontro por essas estradas de Portugal.
Tiro de partida, e lá vai disto, hora de colocar em prática mais uma semana de afincados treinos de séries entre a cozinha a sala e o quarto. Não sei onde isto vai parar, as semanas são curtas para conseguir encaixar os treinos, mas faltar às provas está, a modos que fora de questão. O primeiro km, rapidamente passou, com um ritmo abaixo dos 4min\km enquanto o pelotão seguia alongado, numa ordem desordeira de ritmos, vontades, ambições e passadas descoordenadas, até ao Cais do Sodré, onde estava colocado o primeiro retorno. Chegado o primeiro retorno entre os 2 e os 3km, notei que ia um pouco rápido demais para o que tinha idealizado, mas também para a preparação que trazia. Abrandei. A cavalgada louca que trazia, foi substituída por um andamento mais ritmado e compassado, procurando poupar as pernas mas ao mesmo tempo ambicionando manter o ritmo o mais forte possível. Nesta altura, fiquei colado a dois atletas adoptando aquela passada defensiva, mas certa, em que seguiam. De tal modo que perto dos 6km, um grupo de 10 atletas quase passa por mim de mota. Olhei para o garmin e o tempo tinha passado para 4m40s\km. Sem pensar duas vezes, acelerarei e juntei-me aos speedy gonzalez´s que tinham acabado de passar.  Aos 7km, o grupo tinha dado duas sacudidelas no ritmo já por si só rápido, ficando reduzido a 6 elementos. Foi nesta altura ao passar na zona da meta, que vi a minha mulher de máquina em punho para tirar o boneco. Sorri um pouco, para ficar bem no retrato. Mas foi no seu sorriso de resposta que parei e que por momentos esqueci a corrida, ficando rendido naquele sorriso e refém daquela mulher que vive a meu lado todos os dias da minha vida. Acordei aos 8km com a “buzinadela” do garmin, marcando 4m05s\km. Dos 8 aos 9Km, nova aceleração e lá se foi o grupo. O último retorno, era o mote para atacar a meta. Recordei o sorriso. A ânsia de um beijo marcou o ritmo, fazendo voar aquele último km num espectacular 3m39s\km.
Cheguei com 42m23s e tive direito ao tão ambicionado beijo e maravilhoso sorriso da mulher que amo. Ainda bem que há dias assim.

Aqui ficam os números:
Tempo Oficial - 42m23s
97º da geral
49º do Escalão
793 Participantes.

3 comentários:

  1. Grande Filipe;

    Boa corrida por uma boa causa. E essa ponta final teve decerto um sabor especial.
    Parabéns!!!

    Obrigado pelo estímulo...e quem sabe no próximo ano Roterdão?!

    Um abraço
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  2. Filipe,
    Ok, o segredo está nas "series" feitas em casa!!! De quantos metros são as tuas series?
    Vou optar em seguir os teus treinos, tenho e que fazer muitas series tenho poucos metros para percorrer!!!
    Grande prova num excelente registo, pena não ter participado por uma boa causa.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. TANDUR Fidalgo
    pena que não te vi, fica para a próxima, vamos ver se nos Barris os TANDUR estão a 100%.
    Abraço.
    TANDUR Almeida

    ResponderEliminar