quinta-feira, 3 de março de 2011

Corrida da Árvore 2011

Por tradição o domingo é o dia da família, mas curiosamente também é dia de provas, por isso nada melhor que levar a família à corrida. Pela primeira vez, lá estiveram os meus 2 filhotes e a minha mulher, juntos a ver-me partir e a sorrir por me ver chegar à Meta.

Sem grandes ambições para esta prova, e com a equipa novamente desfalcada, eu e o Vitor Veloso lá teríamos de fazer pela vida de modo a honrar o nome Tandur. Estávamos com uma preparação digna de corredor de sofá, o Vitor a recuperar de uma lesão e eu sem treinar praticamente há 2 semanas. Tudo nos levava a crer que iria ser uma manhã difícil, mesmo que a prova fosse sempre a descer.
Chegámos sem tempo nem pressa, mas mesmo assim ainda deu para um abraço ao Luis Parro e à Fernanda, que tal como nós tinham trocado o Sicó pela corrida da árvore. Os dados fornecidos pela organização eram impressionantes, 1200 participantes inscritos quando no ano passado apenas tinham terminado cerca de 600. Equipar à pressa, aquecimento rápido, beijos à família e estava dado o tiro de partida. A multidão começava a rolar e a serpentear pelas estradas de Monsanto, o Pulmão de Lisboa. Os primeiros metros eram adequados à preparação que levávamos, descidas suaves e não muito rápidas devido ao compacto pelotão. Perto do 1km, a primeira dificuldade, uma subida íngreme que parecia nunca mais terminar. Mesmo assim eu e o Vitor lá fomos serpenteando, e ultrapassando alguns corredores mais lentos. Não é que a nossa velocidade fosse muita, mas nesta altura as pernas davam para a aventura. Perto do 2km, senti que ia rápido, rápido demais para aquilo que tinha imaginado para esta prova. Olhei para trás e vi o Vitor uns 10 metros atrás. Chamei por ele, que rapidamente se colou no meu encalço. Mas algo não estava bem. Continuamos naquele louco carrocel de subidas e descidas constantes, num ritmo rápido, sem preocupações dos treinos em falta ou lá o que fosse. Perto do 4km apercebo-me que o Vitor não estava por perto, levava cerca de 20metros de atraso. Abrandei e gritei-lhe novamente. O meu amigo estava em dificuldades. Incentivei, marquei o ritmo, mas o Tandur Veloso estava num mau momento. Vendi-lhe um cubo de marmelada por mais um km no meu encalço até ao abastecimento aos 5km. É certo que ele bem me tentou demover, mas era impossível. Chegado o abastecimento, era tempo das verificações técnicas. Consultei o garmin e hidratei-me o suficiente, sentia-me bem e as pernas estavam a responder melhor do que pensava. Antes dos 6km uma descida longa, onde aproveitei para embalar e ganhar algum tempo perdido nas subidas anteriores, com isso perdi o contacto com o Vitor. O pior da prova chegava agora aos 7,5km, pois dali até ao fim era sempre a subir, com inclinações por vezes na ordem dos 5%.
Nesta altura, eu e outro corredor que desconheço o nome, íamos praticamente no mesmo andamento, numa passada rápida e forte para enfrentar as subidas. Foi nesse andamento que cortei a meta com 43m40s e abracei o meu filhote, eufórico por me ver chegar.


Estava feita a minha primeira corrida da árvore. Corrida que considero difícil, pelas constantes subidas e descidas e que com os treinos que não tenho feito, a tornaram muito mais complicada. Mas a paisagem é verdadeiramente magnifica, e correr neste enorme pulmão da cidade de Lisboa é magistral, calcorreando aquelas estradas serpenteantes pelo meio do denso arvoredo, saboreando o espaço envolvente e respirando o ar mais puro da cidade.


Mesmo assim, os Tandur honraram o nome com duas classificações dentro dos 100 primeiros atletas num conjunto de 1023 que chegaram à meta.

4 comentários:

  1. Parabéns Filipe, apesar das dificuldades da prova e da má preparação foi uma ótima marca.
    Contudo considero uma pena a Organização da prova comemorar o dia da àrvore no pulmão da Cidade que é Monsanto num percurso totalmente feito em asfalto quando tem no seu seio tantos e bons trilhos e estradões dando assim uma melhor verdade ao evento que estava associado. Fiquei por Sicó com o António e a diferença está exactamente aí, na Natureza.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, mas uma prova cumprida...

    \o/ eeeeeeee
    Bons treinos
    Boas enegias!!!
    Simbora...
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário

    ResponderEliminar
  3. Filipe

    Mesmo com a preparação digna de um corredor de sofá, fizeste pelas pernas e lá levaste uma árvore para casa ganha no alcatrão.

    Só te falta escrever um livro, filhos e árvore já tens.

    :)

    Parabéns e abraços para todos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe;

    Boa iniciativa de voçês participarem nessa prova, que deve ser espectacular nessa àrea de Lisboa. Boa entre ajuda ao companheiro que estava no mau momento, isso é de enaltecer.

    Continuação de boas provas...e de bons treinos também.
    Um abraço dos Xavier's

    ResponderEliminar