segunda-feira, 17 de maio de 2010

II Meia Maratona na Areia


Mais um fim-de-semana, mais uma prova. E que prova!

Aqui ainda era só sorrisos, o pior veio depois


Participei pela primeira vez na Meia Maratona da Areia que conheceu este fim-de-semana a sua segunda edição. Simplesmente Espectacular! Foi um privilégio conhecer pessoalmente os companheiros da Blogosfera, Vitor Veloso e António Almeida (um grande abraço a Ambos e às respectivas famílias), e percorrer com eles os areais da Costa Caparica nesta edição da Meia Maratona. É sempre um grande incentivo correr lado a lado com grandes atletas.
Cheguei cedinho, recolhido o dorsal 342, e juntamente com meu filhote Tiago, a minha Esposa Cátia (Amo-te) e a minha Matilde que vem a caminho (em Setembro já cá estará para acompanhar as corridas), fomos tratando das fotos para recordar o momento e estendo a toalhinha que o tempo bem pedia.
Passou rápido o tempo de espera e às 9:37 era dado o Tiro de partida à aventura que iriam ser os 21km na Areia. Graças ao grande apoio do Vitor Veloso e do António Almeida lá fui andando km a km ziguezagueando para contornar as repetidas saudações que o mar da Costa ia efectuando a todos aqueles que formavam o grande pelotão, saltando aqui e ali por cima de mais uma poça, claro que isso só resultou até aos 5 km, depois foi esquecer os saltos e molhar os pés.
Em passada ritmada iam-se batendo km´s e ao mesmo tempo saudando aqui e ali os outros bloggers conhecidos: Fernando Andrade, Vitor Dias, Mark Velhote, Ricardo Baptista e tantos outros, que me perdoem por não os mencionar.
Os primeiros 10 km´s, voaram rápido, a organização excelente, O Vítor, tal e qual o Mourinho, ia controlando os tempos e os km’s com uma precisão invejável, ditando a estratégia que nos levaria aos 2 segundos de “fama” no final. Não é fácil correr na areia, engane-se quem isso pensa, é um desafio duro, que requer muita força de vontade, muito espírito de sacrifício, e capacidade superação, para a seguir ao pior km ter capacidade de reagir e procurar o seguinte com a mesma vontade com que se abraça o primeiro. Tudo rolava, as pernas iam dando conta do recado e à medida que íamos passando os amigos da caminhada lá se ouvia a palavra de ordem, “Força”. Mas pouco depois dos 18km’s comecei a notar que já não conseguia responder ao andamento, tentei acompanhar o Vítor e o Ricardo que ia um pouco mais à frente, mas a placa dos 20 bateu-me forte, marquei a distância para ambos e deixei-me ir que o fim já estava à vista. Como no fim vem a melhor parte, aqueles últimos 100/150 metros de areia solta pareciam um prémio da montanha de primeira categoria, foi respirar fundo, cerrar os dentes, com os olhos procurar a família, e esperar que a emoção de chegar me desse mais uma injecção de adrenalina para superar o último obstáculo. Uff, já está. Passar por baixo do insuflável a dizer meta foi realmente empolgante, abraçar o meu filho à chegada, divinal, e saber que tinha terminado a minha primeira Meia Maratona da Areia com 1h44m44s, tornou a manhã de domingo perfeita.



Com os Companheiros de corrida António Almeida e Vitor Veloso, um pouco mais atrás a Susana Adelino (Vencedora da Corrida Feminina, Parabéns Susana)

Terminada a prova e as fotos da praxe com os amigos, estava na hora de regressar pois a Matilde, impaciente, dava pontapés na barriga da mãe, a pedir descanso pois já chegava de praia para ela.

Tive pena de não estar no almoço dos bloggers, para conhecer pessoalmente todos aqueles que adoram correr e partilhar as suas experiências através do Blog, mas a família é quem mais precisa que estejamos presentes, fica para uma próxima, seja num treino, numa corrida ou numa futura patuscada.

PS: Como que para brindar esta minha "conquista", nasceu hoje o meu sobrinho Tomás, quiça um futuro corredor.

12 comentários:

  1. Olá Filipe! Fálamos um pouco durante um dos treinos Nike em Almada! Sou um corredor que descobriu os fascínios da corrida já tarde! Comecei em Setembro... para já vou correndo sem grandes preocupações de tempos mas já faço os 10 km sem grandes dificuldades. Vou fazer a minha primeira prova no dia 30 (Corrida Novas Oportunidades). Confesso que tenho imensa vontade de experimentar uma meia-maratona mas ainda não me sinto preparado! O meu objectivo é estar pronto para a próxima meia de Lisboa. Gosto dos teus relatos, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Filipe! Acabo de consultar o teu perfil e, surpresa das surpresas!, descubro que moras na Amora. Pois é, já deves ter percebido pelo meu blog que sou enfermeiro... e trabalho no SAP da Amora!!! Na volta já alguém que conheces foi atendido por mim!!! Olha, o meu mail é amiguelcoutinho@gmail.com. Se tiveres interesse nisso podes encontrar-me no facebook. Saudações desportivas!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipe,
    Um prazer o ter conhecido a si e sua família pessoalmente. Alias, Obrigado pelo elogio.
    Adorei ter palmilhado aqueles milhões graus de areia na sua companhia, agora venham mais.
    Parabéns a mama ao papa e irmão da Matilde.
    Felicidades para toda família do Tomás.
    Boa semana
    Abraço
    Vitor Veloso

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe
    agardeço as tuas simpáticas e bondosas palavras, grandes atletas???
    Foi um prazer ter-te conhecido e tu sim estás de parabéns pois revelas uma boa evolução para o tempo que tens de corrida.
    E já sabes para o próximo na areia se puderes aparece.
    Parabéns também pela tua bonita família.
    Abraço companheiro.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Miguel.
    É verdade que sou da Amora, e uma curiosidade ainda maior, a minha esposa também é enfermeira, por isso sem bem o que é o cheirinho a éter. Irei certamente adicionar-te no facebook. Dia 30 lá estaremos nas novas oportunidades, tentarei encontrar-te "vizinho".
    Um abraço
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  6. Amigo, Vitor.
    Os elogios são sempre para serem feitos a quem os merece.
    Concordo plenamente com o mote " agora venham mais" sempre que possível estarei presente para mais uma corrida.
    Um grande abraço para toda a familia.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  7. Amigo, António.
    As simpáticas e bondosas palavras devem sempre estar guardadas para os amigos.
    Grandes Atletas e com razão, pois o António e o Vitor, percorrem km´s com um espirito que vos torna Grandes Atletas, não é fácil encontrar semelhantes.
    Tentarei sempre que possível marcar presença para efectuar mais um treino ou prova na vossa companhia.
    Um grande abraço á Familia Almeida.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  8. Olá Filipe, passei por aqui através do Blogue do António e verifico que tambéms estiveste na Meia da Areia e por sinal com um bom desempenho. Como dizes também nós gostávamos que estivesses no nosso almoço convívio, mas compreendo que a altura não era a mais apropriada dadas as circunstâncias relatadas. Na foto com o António e o Vitor acrescenta lá mais um que é a minha filha Susana ali mesmo à beira do António e vencedora da prova, para o meu contentamento.
    Já adicionei o teu blogue e vou acompanhá-lo mais de perto a partir daqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Filipe, forte reportagem da Meia da Areia, 5 *****. Obrigado por estares no meu Blog e passei a conhecer o teu.
    Aqui da Ilha da Armona um Grande Abraço, Bons Treinos e Boas Provas

    ResponderEliminar
  10. Parabéns bela prestação na prova!
    Espero que nos conhecemos em Constância no 4º Meeting Blogger ou antes numa qualquer prova por ai!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá, Joaquim.
    Actualizado, peço desculpa pelo lapso de não incluir a vencedora na descrição da foto, é apenas e só a única Vencedora da Meia Na Areia.
    Muitos Parabéns ao Pai Babado e à sua Grande Atleta.
    Um Abraço.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  12. até fikei comovida ao ler este texto...quem diria que tinhas tanto jeitinho para a escrita!?
    obrigada por considerares o nascimento do teu sobrinho a cereja no topo do bolo...beijokinhas muito grandes e muitos parabéns por todos os feitos que tens alcançado... da tua cunhadinha k tnt te adora e com um grande beijinho do Tomás

    ResponderEliminar