quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Adeus e Até Já!

Passaram 10 anos sobre a primeira vez. Não que isso me traga alegrias ou alguma espécie de nostalgia, mas 10 anos depois voltei à casa de partida.

Faz amanhã 10 anos que o calvário começou, a primeira rotura do ligamento cruzado anterior atirava-me para a mesa de operações, terminando ou adiando sonhos e objectivos pessoais que me marcariam para sempre. Não tenho feitío para me deixar abater ou derrotar, mas o golpe foi duro e 10 anos depois tenho a certeza que a minha casmurrice, idiotice e teimosia me levaram a percorrer caminhos que nunca pensei sequer pisar, mas foram esses caminhos percorridos que me levaram a conhecer mundos e gentes. Simples desconhecidos, humildes conhecidos, “primos” e fiéis amigos com quem tive o prazer de privar e partilhar momentos únicos que jamais esquecerei.

Agora chegou novamente a hora de parar. Pensar e repensar onde cheguei, como cheguei e com quem cheguei. Uma nova rotura do ligamento cruzado anterior, irá novamente roubar-me 6 meses de vida, mas ao mesmo tempo dar-me-á novas vivências que também elas me marcarão para o futuro, que tal como da primeira vez, será conquistado dia após dia, exercício após exercício, passo a passo até ao que se espera ser mais uma recuperação com sucesso. Será a minha 3º cirurgia aos joelhos e esta marcará o fim de mais uma época feliz da minha vida, foi à uma década que começou com o apreender a caminhar, com 4 horas diárias de fisioterapia e terminou com milhares de horas de ténis nos pés e 7 maratonas corridas.

Ao chegar ao fim deste ciclo, só posso agradecer a todos aqueles que partilharam as suas palavras no corredor de domingo e estar eternamente grato por me terem feito sentir um privilegiado ao lerem os devaneios de mais um dos muitos elementos da blogoesfera corredora.

É difícil agradecer a todos um por um, mas não posso deixar de agradecer mais detalhadamente ao:

“Primo” Vitor Veloso – Pelos muitos km´s que corremos lado a lado e pelas muitas vitórias pessoais que juntos partilhámos em momentos únicos das nossas vidas.

Ao António Almeida e família – Pelos muitos km´s de amizade que partilhámos ao longo destes últimos anos.

Ao “padrinho” Fernando Andrade –Um ícone da corrida em Portugal, o meu padrinho da maratona e o homem por detrás da melhor prova que conheço - MMSJL.

Ao Luis Parro – Pela amizade, companheirismo e sã loucura que sempre me transmitiu.

Ao amigo Mário Lima – Um grande amigo, sempre com um enorme sorriso mesmo na mais dura das provas.

Ao grande Joaquim Adelino – Um“monstro” da corrida e um extraordinário exemplo da amizade e companheirismo.

Á Ana Pereira – Pela amizade e partilha de um espirito único que levou a muitos se tornarem maratonistas na cidade do Porto tal como eu me tornei.

Ao Fábio Pio Dias – Pelas fotos que hoje guardo com grande carinho por significarem grandes momentos da corrida.

Ao Xavier e Amélia – Elementos únicos de uma grande família corredora além fronteiras donos de um sentimento excepcional de amizade corredora.

Ao Pedro Ferreira – Pelos muitos km´s que corremos lado a lado, mesmo sem chegar a Boston cada passada foi uma aventura.

Ao Luis Carapeto – Por ter acreditado que era possível ser maratonista e por me ter deixado participar nesse seu longo objectivo.

Aos meus pais – Pelo tempo“desperdiçado” a apoiarem mais uma casmurrice com muitos km´s de corrida.

À Cátia, ao Tiago e à Matilde –Desculpem não ter estado sempre presente, os km´s percorridos roubaram-nos muito tempo, mas estiveram sempre comigo em cada passada percorrida, em cada meta alcançada. Sem vocês nada tinha sido tão especial como cada regresso a casa para vos abraçar e poder partilhar cada momento de conquista. Sem vocês este meu triste momento não teria um futuro tão sorridente.

Não é um adeus, é um até já um pouco mais longo do que estaria à espera.

Um grande abraço corredor.

 

3 comentários:

  1. Grande Filipe. Muito obrigado por me dares a honra de figurar na tua dedicatória, sem que ache ter feito alguma coisa para o merecer. Muito obrigado mesmo.
    Desejo do fundo do coração que a tua recuperação seja rápida, pois sei que o teu querer joga sempre a favor, da mesma forma que é necessário ter consciência que uma pausa no caminho permite chegar mais longe. Tudo a correr bem, Filipe. Grande Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Fernando,
      Uma honra é conhecer e poder partilhar grandes momentos de corrida com a incontornável figura que é o meu amigo Fernando Andrade.
      Espero recuperar o melhor possivel para poder voltar a correr a tua maravilhosa MMSJL.
      Um grande abraço e até já.
      Filipe Fidalgo

      Eliminar
  2. Companheiro
    foi,é e será sempre um prazer continuar a partilhar kms de amizade contigo e tua família.
    Foste e és uma mais valia desta nosso blogosfera corredora com os teus relatos bem escritos e com a paixão pela corrida...
    Depois meu amigo como bem sabes foi uma honra ter-te como companheiro "TANDUR".
    Fico na torcida por ti companheiro.
    Abraço grande,
    António Almeida

    ResponderEliminar