segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GP do Atlântico

Mais um fim de semana, mais uma prova.  Desta vez na Costa da Caparica, no Grande Prémio do Atlântico.
Não tenho treinado muito, apenas e só o mínimo indispensável para poder pensar em participar em algumas provas de distâncias mais pequenas. Mas mesmo assim, ambicionava de algum modo aproximar-me da barreira dos 40min, coisa que só por uma vez superei. Com forte apoio do clã cá de casa, e com a companhia do Luis Carapeto, pelo menos para o tiro de partida, as hipóteses não eram más, dado que o fantástico tempo primaveril em Fevereiro dava uma ajuda, contrariamente ao ano passado.
Na zona de partida, uma combinação de última hora. Eu e o companheiro Carlos Cerqueira iriamos juntos para fazer os tais 40min. Partida dada e lá fugimos eu e o Carlos do desamparado Luis Carapeto, ainda sem pernas para loucuras abaixo dos 4min\km. Até aos 4 minutos, foi um passeio fugaz pelas ruas da Costa, serpenteando e ultrapassando todos aqueles que nos iam aparecendo á frente. Mas pouco antes dos 5Km, o Cerqueira, dá um esticão e não fui capaz de seguir no seu encalço. Começava nesta altura a sentir algumas dores no ombro direito, que me incomodavam o suficiente para não me esquecer que estavam lá.  No controlo dos 5km, 20min13seg. apesar das dores a coisa não ia mal. Mas o maldito km 5 foi devastador, subitamente a dor agravou-se de tal modo que fiquei com o braço completamente dormente.  Nesta altura juntava o apreensivo ao dorido e quanto mais tentava manter a passada para me manter no grupo que seguia, mais me sentia debilitado, até que ao km 7, resignei-me. Não valia a pena continuar a exigir aquilo que o corpo não era capaz de dar. Nesta altura chega perto de mim o António Massano, mais um companheiro que bem me ajudou naqueles km até á meta.  As dores no ombro tinham irradiado para as costas, o braço direito continuava dormente, e cada momento de inspiração  mais profunda era agora um tormento. Aos 9.5Km disse ao Massano pela última vez, que não se prende-se por mim, foi nessa altura que o vi arrancar e eu sem reacção, senti-me parado. Arrastei-me para a meta, sempre a correr mas com o sofrimento a marcar cada passada, vi a família e sorri. Sorri para mascarar a dor, mas ao mesmo tempo por ver chegado o fim daqueles dolorosos últimos km´s. O relógio marcava 42m52s, mesmo assim menos 6seg que no ano anterior.
Agora a frio sei que tenho de redefinir o plano de treinos, porque senão algum dia ficarei pelo caminho e não verei a palavra META. Não me parece que seja um cenário agradável, pois muitas vezes sofri, mas nunca desisti.

1 comentário:

  1. Resultado final:
    Filipe - 1 Treinos - 0

    Para a próxima, vê se esperas por mim!

    ResponderEliminar