segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Da Meia das Lampas ao Treino Longo na Amora

Ainda as Lampas....

Todos os atletas têm as suas preferências em relação á prova A ou B. As razões mudam para cada atleta ou individuo, mas existem sempre condições, premissas ou factores que nos levam a crer que determinada prova é melhor que todas outras. No meu caso, a Meia de São João das Lampas é, creio que muito dificilmente algum dia deixará de ser, a minha prova favorita. Atenção que não é minha meia maratona favorita ou a minha maratona especial, Não! È pura e simplesmente aquela prova. A Tal. A “ El Especial” ,em palavras convertidas de um espanhol com sotaque Mourinho. Mas mais que tudo isso, e o que mais me orgulha. É que passei um ano a desafiar um amigo para correr esta prova e depois do que tudo o que contei, de tudo que lhe descrevi, terminou a prova lado a lado comigo e disse. – Isto é ainda melhor que aquilo que me contaste. Dito isto só posso deixar um grande abraço de Parabéns ao meu amigo Fernando Andrade e a todo o staff da MMSJL
 Obrigado por nos oferecerem esta magnifica meia maratona!
Para variar os TANDUR lá estiveram novamente, Já há muito desfalcados do António Almeida, ficara previamente definido que seria esta a última prova que correríamos com este nome, creio que continuaremos sempre a ter um elo tanduriano que nos ligará, mas por agora ficará apenas a amizade e o prazer de correr.  Como já passou uma semana é fácil fazer um balanço positivo da prova, não porque tenha feito uma prova fenomenal, mas porque apesar de alguns contratempos físicos, acabei com um tempo 2segundos melhor que o ano anterior.  1h43m21s e ainda não foi desta que o Coutinho ganhou, esteve quase mas o foto finish deu empate.
 
 
 Regresso aos Treinos - Mais um Longo
Uma semana depois das Lampas e ainda a recuperar de uma pequena mazela na parte posterior da coxa direita estava na altura de mais um treino longo. Longo a pensar no Porto, mas lento para me defender da mazela. Correr ao Domingo é um vício que levou ao nome do blog, mas ao mesmo tempo é um momento de confraternização com os amigos e companheiros de estrada. Eu o Vitor e o Pedro lá partimos para mais um LSD ( Expressão americana para um treino longo, Long Slow Distance) de domingo com  a ideia de fazer perto de 25km. 7h30 na estrada prontos para palmilhar km´s. Desta vez uma volta diferente, num ritmo brando com tempo para conversar e apreciar os km´s. Por momentos esquecemos os tempos a bater, os km´s a alcançar para nos divertimos a fazer jogging com muito joking à mistura. Saímos da Cruz de pau em direcção ao Fogueteiro quase sem se ver vivalma, e quando demos conta no meio da conversa e da galhofa estávamos a chegar á siderurgia.  Só para terem uma noção da paródia até um tipo que se fez passar de Fernando Andrade nos ia dando um banho com balde, a relembrar o episódio das Lampas. Já no seixal, chuveirinho à borla no Centro de estágio do glorioso e para finalizar o treino ainda ofereci ao Pedro e ao Vitor uma breve demonstração das Rampas da Cruz de Pau. Foi um treino em grande com 23km´s e picos em 2h e qualquer coisa. A mazela só chateia nas subidas e quando o ritmo acelera o que de certo modo coloca em causa a participação na meia da Ponte Vasco da Gama, mas nesta altura a Maratona do Porto é o principal objectivo. Resta-me seguir o plano e recuperar bem para que o objectivo seja uma realidade.
É por estas e muitas outras razões que sou um corredor de domingo.

4 comentários:

  1. Olá Filipe

    Relativamente à MMSJL não há dúvida pelas suas caraterísticas é única, é a "El Especial" como referes. Não foi por mero acaso que tendo-a feito em 1994 só voltei a fazê-la 16 anos depois. Era muita 'rampa' para mim logo a seguir ao período de férias e continua a ser, não posso escamotear isso.

    :)

    Acabar com quem se desafiou e saber que gostou desse desafio é bom (até podia acontecer ter deixado de falar contigo, pois a um amigo não se 'prega' aventuras deste tipo :) ).

    Prova acabada, estivemos naquele convívio final e tal como aconteceu o ano passado fomos os últimos corredores a 'abandonar' o local. Parece que já vai sendo 'praxe' tal acontecimento.

    Continuação de bons treinos para a Maratona sempre em boa companhia!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Fraquinho! Estas mazelas são só para impressionar porque todos sabíamos que estavas pronto a fazer uma série a qualquer momento. Só decidimos entrar no jogo mais por receio do teu ritmo do que por outra coisa. A mim não me enganas e se fosses no domingo já sei que levava outra abada!
    Continuação de boas melhoras e na próxima não tenhas pena de nós...porque eu levo dinheiro para o táxi!

    ResponderEliminar
  3. Companheiro TANDUR
    essa de os TANDUR há muito estarem desfalcados do António...vê lá bem isso e depois diz-me quem em 2011 correu mais kms com o nome TANDUR (isto está tudinho registado).
    Gostei de te reveer nas LAMPAS.
    Continuação de bons treinos do teu amigo corredor, hoje por hoje quase corredor de domingo.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  4. Amigo filipe, foi a primeira vez que participei na MMSJL e na realidade, o que ouvira falar, confirmou-se na íntegra. Uma boa organização, um belo percurso rural e principalmente o calor humano, deveras muito importante, que encontrámos em cada povoação que passávamos.
    Bons treinos para a maratona do Porto, continuo a dizer que juntam-se duas maratonas tão importantes no final do ano e nos restantes meses nada. Um abraço!

    ResponderEliminar