domingo, 9 de janeiro de 2011

1ºSuper Trail Pirata

Ano Novo, Vida Nova! É algo que todos pensam, mas poucos se atrevem a cumprir. Sair da nossa zona de conforto e arriscar. Sair da rotina e abraçar o desconhecido que nos aventuramos para mais tarde recordar. Para começar o ano, fiz algo diferente. Não foi uma prova, não foi um treino. Foi apenas e só um encontro entre amigos, companheiros e ilustres desconhecidos em torno de algo que nos une, a corrida.

Na última sexta-feira, correu-se o 1ºSuper Trail Pirata dos Amigos do Parque da Paz. Por mais que o nome esclareça, e por mais palavras que o descreva, apenas a vivência nos conseguirá recordar um momento único de corrida. Depois de um dia chuvoso, de mais um dia de trabalho, de mais uma semana cumprida. Parei! Quebrei a rotina e ás 22h estava equipado e de ténis calçados para o 1ºSuper Trail Pirata.


Era um mar de piratas, reza a história que eram 100, mas o número real nunca se soube. Invadiram a cidade de Almada, pela calada da noite com a passada galopante a gritar revolta num terreno que não é seu. Partiram do Parque da Paz os 100 valorosos, calcorreando as calçadas da Cova da Piedade, conquistando ruas e rotundas de território outrora automobilístico. Depois de invadir a Piedade, subiram em direcção a Almada, Tomando de assalto ruas de um empedrado esquecido e poucas vezes sentido por baixo de carros rotineiros. Nem o Metro resistiu à elegância da passada e ao valoroso grupo de guerreiros, fazendo soar a sua campainha quando rendido. Do Mercado até a Cacilhas, era tempo de deixar correr, poupar as forças para contornar o Farol ouvindo o gritar rouco e gasto de um cacilheiro atordoado pelas ondas do Tejo. Seguiu-se o Passeio do Ginjal, cheio de buracos e recantos perdidos num tempo que já não é o seu. Os obstáculos caiam mas os valorosos Piratas guerreiros continuavam, Conquistando. Passaram o Atira-te ao Rio, mas não cumpriram a placa, saudaram o elevador e subiram. Subiram, o Olho de Boi sem mostrar fraqueza, pois faltava conquistar o Rei. Galopantes e insaciáveis, conquistaram ruas e ruelas, subidas e descidas, gentes intrigadas e surpreendidas. De sorriso nos lábios, o povo estava rendido e estupefacto, pela valentia e ousadia. Sem demora, abraçaram o Rei. Que de costas voltadas, se rendia sem ser capaz de olhar nos olhos os 100 valorosos Piratas. Estava feita História. Depois das conquistas era tempo do regresso dos valorosos, ao seu mundo, ao seu Parque envolto em Paz. Os 100 correram de volta iluminando a escuridão, saudando a sua terra e a natureza que os envolvia. Contam os livros e as lendas dos históricos piratas, que Almada nunca mais foi, nem nunca mais será a mesma, pela maneira como ficou rendida a tamanha valentia.

Os Tandur Piratas ( António Almeida, Filipe Fidalgo, Vitor Veloso), Mário Lima e José Carlos "Capitão Gancho" Melo.


A todos estes Piratas de quem reza a história, Um grande abraço e até às próximas conquistas.


12 comentários:

  1. Companheiro
    pela 1ª vez TANDUR em pleno numa noite de pirataria e logo na minha cidade, espectáculo.
    Excelente este teu relato.
    Até uma próxima.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  2. Filipe

    Vou-te confessar uma coisa, tu escreves bem rapaz. Um dia vou ler um livro teu (não demores muito pois a idade vai-me passando :) )

    Tens pena ligeira e uma prosa de se lhe tirar o chapéu.

    Parabéns pelo relato e é sempre um prazer enorme estar ao lado de um pirata como tu. Não estive convosco (TANDUR) no fim de ano, estive no início deste e logo numa pirataria.

    :)

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Companheiro, António Almeida.
    Os TANDUR juntos fazem sempre a festa, ainda para mais na nossa margem e na cidade ideal para receber a pirataria. Foi sem dúvida nenhuma uma experiência Pirata a repetir.
    Um grande abraço a toda a familia Almeida, obrigado pela vossa amizade.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  4. "Padrinho", Fernando.
    É sempre um prazer receber a sua visita no corredor de domingo, ainda para mais para receber um elogio aos meus post´s vindos de uma pessoa que muito respeito pela sua escrita e personalidade, só me pode deixar sem palavras.
    O meu muito obrigado.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  5. Amigo, Mário Lima.
    Obrigado pelo teu elogio, e pelo desafio a que me propões, quem sabe se um dia lá chegarei, pelo menos um provável leitor terei. :)
    Também é um enorme prazer correr a teu lado e não serei o único com essa opinião.

    Um grande Abraço.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  6. Pirata Filipe,
    Que prazer me deu ler este teu post, está 5*.
    Foi um treino daqueles, memorável para mais tarde recordar, pena eu não estar a 100% então a festa seria outra, hihiihi.
    TandurPower juntos na pirataria Almadense.
    Forte abraço
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipe;

    Esta de Piratear a cidade e de noite, foi uma boa iniciativa vossa e estão de parabéns, pelo bem que fizeram.

    Comigo, entre Novembro e quase Março, é sempre a piratear com os meus colegas, pois só treinamos de noite e em grupo. É assim aqui no norte da europa!!

    Um abraço
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  8. Olá, "Primo".
    Obrigado pelo elogio. Foi pena não estares a 100%, mas valeram os 99% que fizeram daquele treino, memorável.
    Haja mais Pirataria que os Tandur lá estarão com a sua boa disposição.
    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo, Xavier.
    A Pirataria foi um sucesso. Só vivendo aquele espirito se sabe o que é uma grande "pirataria".
    Deixo-te um Desafio, organiza também tu com o teu grupo de amigos uma Pirataria aí no norte da Europa. Experimenta. Certamente não sairás desiludido.
    Um grande Abraço à Familia Xavier.

    ResponderEliminar
  10. Caro Filipe, este teu relato fez-me lembrar um a Odisseia de Homero. Parece que escreveste não com a "caneta" mas sim com o Coração! Uma Maravilha!!!!
    Luis Parro

    ResponderEliminar
  11. Amigo, Luis.
    Obrigado pelo elogio. Mas sem o magnifico raid Pirata, para o qual muito contribuiste na organização, não teria sido possível vivenciarmos tal experiência para mais tarde recordar.
    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar