terça-feira, 28 de dezembro de 2010

São Silvestre de Lisboa 2010

Escrevo. Apago. Volto a escrever. Volto a apagar. Não pensem que não sei o que escrever. A mente divaga pelas suaves recordações de mais uma prova. Desta vez, foi diferente. Não foi mais uma, nem a melhor de todas. Não foi “A Prova”, foi apenas e só aquela que corri no dia certo, na altura ideal com uma companhia fenomenal! Obrigado Tandur´s.



Eu e o Vítor fizemos desta São Silvestre uma excepção à regra em todos os aspectos. Partimos de Cacilhas num dos velhinhos Cacilheiros, atravessando um Tejo, calmo e expectante na recepção a muitos corredores de domingo para mais uma São Silvestre. Como é diferente voltar a atravessar o Tejo, num baloiçar constante que nos aconchega tranquilamente entre Almada e Lisboa. Sentimos o rio, as suas histórias e as suas gentes, ao mesmo tempo que as colinas nos abraçam e acolhem naquela Lisboa, saudosa e apaixonante que muitas vezes esquecemos. Do Cais do Sodré à Praça do Comércio foi um pulo, mas depois de entrar naquela Praça Pombalina, saltamos de orgulho pela enorme e magnífica sala de visitas que acolheu todos aqueles que esqueceram o frio e vieram para a rua correr esta excelente prova.


Os 3 Tandur

Cedo encontrámos a Isabel e a pequena, mas já medalhada atleta, Vitória Almeida. Entre saudações e cumprimentos combinamos novo encontro já mais perto da hora de partida, e fomos conhecer os cantos à casa e procurar o bengaleiro, serviço gratuito disponibilizado pela organização que na minha opinião é uma verdadeira mais valia para qualquer prova. Pelo caminho, um grande abraço ao Carlos Cerqueira que estava com a corda toda para baixar dos 40min.. Mochila entregue e os atletas prontos de regresso à zona da partida, era tempo de juntar os Tandur para a foto da praxe e surpreender o António Almeida com ideia de fazermos a corrida sempre lado a lado. Tudo a postos e tiro de partida, para as senhoras, que os homens tinham de esperar mais um pouco. Agora sim, tiro de partida e lá partimos os três Tandur, lado a lado, para calcorrear as lindíssimas ruas de Lisboa, abrilhantadas pelas suas iluminações de Natal.


A primeira volta passou num ápice, a conversa animada marcava o ritmo da corrida de tal modo, que nem o abastecimento vimos. Entre gargalhadas ainda tivemos tempo para mais uma foto a três, tirada pela Isabel Almeida. Depois, a magnifica subida para o Marquês. A Avenida da Liberdade era um mar de atletas, cercados por uma moldura humana incansável e pelas excelentes decorações de natal que criavam um ambiente bastante sui generis para uma corrida nocturna. Chegados ao ponto mais alto da prova, era tempo de descer, de volta ao rio, agora num passo acelerado mas de olhos postos no lado contrário para cumprimentar os companheiros e amigos que ainda subiam a avenida. No meio da distracção, nem víamos o Fernando Andrade, que passava por nós num ritmo alucinante, era a vantagem de treinar nas Lampas que vinha ao de cima. Mas os Tandur não podiam deixar um amigo ir sozinho, gentilmente, fizemos uma guarda Tanduriana ao amigo Fernando até à meta para todos juntos lado a lado terminarmos a Magnifica São Silvestre de Lisboa 2010.

O Photo Finish!


Para engrandecer ainda mais a noite, depois de terminarmos todos juntos, sou surpreendido por uma simpática senhora, que de microfone na mão queria fazer uma entrevista a alguém da nossa equipa, pela excelente demonstração de amizade e companheirismo que tínhamos tido ao cortar a meta. Era mais uma oportunidade de elevar bem alto o nome TANDUR.
Terminada a prova e a nossa festa, era tempo de regressar ao aconchego da família, novamente de modo diferente, não de carro, mas de Metro e Fertagus que estava muito frio para ir de cacilheiro.



Depois de correr a São Silvestre de Lisboa, pela primeira vez, fiquei com a pequena, grande impressão, que para o ano voltarei. Voltarei com enorme prazer, para uma prova que me marcou pelas enormes excepções à regra em relação às corridas que por cá se fazem.

13 comentários:

  1. Grande Filipe. Excelente texto, que retrata na perfeição aquela brilhante corrida.
    Foi uma honta ter sido "escoltado" pelos Tandur nos últimos km. Obrigado.
    Grande Abraço e um ano de 2011 cheio de saúde e corridas (para além de outras coisas boas que não vêm ao caso).

    FA

    ResponderEliminar
  2. Sou leitora frequente do seu blog de há uns meses para cá e antes demais felicito-o pelos interessantes "posts".

    No Domingo também fui à S. Silvestre, também fui de Cacilheiro e confesso que foi com admiração (confesso que os primeiros instantes parecia uma criança e a pensar "ahhh, são eles...") que me deparei com 2 pessoas cujas caras não me eram estranhas... eram e são-me bastante familiares da blogosfera pois visito com frequência os blogs de ambos e fio muito giro vê-los em "carne e osso":)

    Também foi a minha 1ª vez na S.Silvestre (54`32``) e gostei bastante e acredito que irei voltar,aliás, vontade não me falta de ir a uma das 2 S. Silvestre que ainda restam.

    Um abraço,

    Margarida Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Companheiro TANDUR
    nem imaginas o quanto fiquei feliz por termos feito esta São Silvestre juntos, era para mim uma corrida muito especial pois o meu objectivo era o de homenagear uma pessoa, ter tido a vossa companhia foi mesmo uma prenda inesperada.
    Envio-te também os meus parabéns por nos últimos meses teres passado a fazer parte de família da blogosfera corredora.
    Claro uma imensa honra e prazer ter-te como companheiro TANDUR.
    Tudo de bom para ti e família.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe cá estou como prometi a acompanhar os teus feitos de corredor de domingo, e cada vez mais interessado porque os teus textos são realmente uma maravilha, já o disse mas quando as coisas são boas os elogios nunca serão demais. Boas festas para toda a familia um bom ano com muita saude para todos, e continuação de boas corridas.
    Um abraço
    José Batista

    ResponderEliminar
  5. Olá, "Padrinho" Fernando Andrade.
    Em muito agradeço as tuas simpáticas palavras. É realmente um prazer correr com os amigos, mesmo que seja para os "escoltar" até à meta.
    Um grande abraço, e que 2011 seja mais um ano cheio de boas e grandes corridas com muita saúde, amigos e familia sempre a teu lado.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Ana!
    Bem que nos podia ter cumprimentado, teríamos tido um enorme prazer em conhece-la pessoalmente.
    Os meus parabéns pela excelente prova e pela também sua estreia numa São Silvestre.
    Até uma proxima corrida!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Companheiro.
    É um enorme prazer fazer parte da familia da blogosfera corredora, onde fui recebido de braços abertos desde o primeiro dia. É também com muito orgulho que me tornei TANDUR, fazendo equipa com as vossas duas magníficas familias, Almeidas e Velosos. Sem a vossa presença e amizade a corrida não teria o mesmo significado para mim.
    Um Grande abraço Tanduriano para ti amigo Almeida e para a tua maravilhosa familia.

    ResponderEliminar
  8. Amigo, José Baptista.
    Nem imaginas como fico feliz por te receber no meu corredor de domingo, saber que me acompanhas nestas minhas andanças é sem dúvida um motivo de orgulho para mim. O meu muito obrigado pela tua seriedade, dedicação e motivação com que abrilhantas ao longo dos anos a nossa amizade. Desde os dias de crianças em que me pegavas ao colo até aos dias de hoje, já grandinho, em que me acompanhas lado a lado na tua bicicleta.
    Um grande abraço à familia Baptista e votos de um 2011 cheio de saúde e alegrias.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns amigo Filipe, pelo têxto que está muito bem feito e pelo convívio passado nesta S.Silvestre.
    Desta vez passei ao "lado" de muitos amigos, também a confusão era muita face aos milhares de pessoas que participaram. Como fiz a corrida mais a "sério" nem quase levantava os olhos do chão, o piso e a visibilidade também eram muito deficientes e era necessário muita atenção, daí eu ter-me cruzado com tantos amigos e não os ver.
    Pode ser que calhe agora nos Olivais, ou então na Amadora.
    Um abraço e um bom Ano para a família.

    ResponderEliminar
  10. Olá, amigo Adelino.
    Que pena não nos termos encontrado para lhe dar um grande abraço e os meus mais sínceros votos de saúde e felicidade para o Novo Ano.
    Que as corridas de 2011 sejam muitas, mas ao mesmo tempo escassas para rever tantos companheiros e amigos da blogosfera corredora.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. olá Filipe;

    Boa prova de S. Silvestre, numa cidade fantástica e merece ter uma prova dessa natureza.

    Um bom ano de 2011
    Xavier

    ResponderEliminar
  12. Caro Filipe,

    Obrigado por ter passado pelo meu cantinho (Correr a Favor do Tempo). Em relação ao seu blog, como pode verificar na minha barra da direita, já é um dos meus inescapáveis. Como de todos os Tandur's, na realidade. Um abraço e um 2011 que lhe traga o que desejar.

    ResponderEliminar
  13. Filipe

    Fui sempre do lado de fora para ver e saudar os companheiros de corrida que se cruzassem comigo. Vi o Vitor e logo o António, mas a ti não te vi. Eu comecei sozinho e sozinho acabei. No entanto fico satisfeito pelo espírito de camaradagem que houve entre os elementos da equpa TANDUR e ainda com a nuance final de esperar pelo Fernando para acabarem os "três mosqueteiros" (que como sabes são 4)em beleza.

    :)

    Um Bom Ano 2011 desportivo e familiar e pró ano há mais.

    Abração Filipe e tudo de bom

    ResponderEliminar