segunda-feira, 11 de outubro de 2010

13ºMeia Maratona Ribeirinha da Moita

Depois desta edição, a Meia Maratona Ribeirinha da Moita será sempre uma corrida para marcar presença.

Os 3 Tandur, marcaram presença em mais uma prova, desta feita na 13ºEdição da Meia Maratona Ribeirinha da Moita. Chegamos á Moita e já a procissão ia no adro, pois com tantos atletas por ali em aquecimento, mais parecia que a prova tinha começado. Recolhemos os dorsais, um aquecimento rápido, mas com tempo para saudar o grande vencedor do I Trail Terras do Grande Lago, Luis Mota e a sua família, e claro posar lado a lado para a foto com o Campeão. O que pareciam ser breves momentos antes da prova, tornaram-se numa odisseia de encontros e saudações de amigos e familiares. Por entre cumprimentos ao Joaquim Adelino, é sempre um prazer ver este grande amigo, à malta do CRCP, entre outros, chegava a altura de ter uma grande surpresa os meus pais e meu tio António Fidalgo, marcavam presença. Foi por entre fotos e calorosos abraços que suou o Tiro de Partida. Eu e o Vitor, como já vem sendo regra, ouvimos o tiro e abalamos numa correria desenfreada a serpentear por entre outros corredores, galgando metros atrás de metros para fugir da confusão inicial. Já o António no seu ritmo Maratonista, partindo sempre tranquilo vai-se rindo da loucura destes dois tandur´s . Cedo encontrámos o ritmo pretendido, com o Vitor e o seu garmin em constante sincronismo para que tudo corresse pelo melhor. As nossas corridas são um misto de palavras curtas e frases rápidas interpoladas por briefing´s constantes do Vitor informando o ritmo. O Pelotão alongado já não deixava ver o principio e o fim de toda aquela rebelião que corria incansavelmente em busca da meta. A passagem de todos os km´s era assinalada sempre por placas bem visíveis e por uma sinfonia garminiana, de apitos saídos do pulso de cada um que palmilhava aquela estrada. Até ao primeiro abastecimento, só dei conta de uma pequena subida, pois foi tudo tão rápido, certo, compassado e organizado que os km´s voaram sem que me apercebesse.
Pouco após este abastecimento os sentidos da corrida faziam-se lado a lado, dando para saudar o António Almeida e depois o Joaquim Adelino, que vinham nesta altura um pouco mais para trás. Aos 10km, após algumas pequenas trocas de palavras com o Vitor, decidi meter mais lenha na fornalha já quente pelos primeiros km´s e acelarei descolando do “primo” Tandur e alcançando o Augusto Cruz que conhecera na Meia das Lampas. O Augusto é um corredor de outros andamentos, que a sua aposta na participação da Meia Maratona de Nova Iorque deste ano seja um verdadeiro sucesso. Aproveitei a experiência e o andamento do Augusto para com ele percorrer lado a lado os 8km´s seguintes.
Na passagem pela Moita aos 12km´s

Passámos na zona da chegada, com um bom ritmo, mas dando sempre tempo para saudar a Carolina e a Isabel Almeida, os meus pais e o meu tio com um pequeno aceno e um até já. Foi realmente um ganho enorme ter percorrido estes poucos mas longos km´s com o Augusto numa amena partilha de experiências, conselhos e mais tarde incentivos quando o vi abalar estrada fora, sem ter pernas para o acompanhar.
O pior abateu-se sobre mim já perto do km 18, já sem forças para acompanhar o andamento imposto pelo Augusto, fiquei resignado e literalmente pregado a olhar para a longa subida que se avizinhava. Subi em dificuldades, mas com a ideia que ainda tinha uma réstia de forças dentro mim para o último km. Perto da descida para a meta, ouço o amigo Fábio Ramos do CRCP saudar-me velozmente enquanto passava em passo acelerado. Demorei um pouco a reagir. Lentamente o corpo moído e dilacerado pelos velozes km´s percorridos, cedeu. O espirito ganhava a batalha pelo último km, tal como Siddartha Gautama um dia suprimiu o ser á vontade da mente. Como que acordei bofeteado pelo vento, sacudido pelo asfalto e empurrado pela vontade de chegar.

À chegada a confirmar o tempo.

Cheguei com 1h33m06s, 2 minutos menos que o meu anterior melhor tempo na distância. Respirei fundo e interiorizei o momento. Era tempo de saúdar o Fábio Ramos e o João Lourenço do CRCP, e agradecer ao Augusto Cruz a ajuda nesta prova. Abracei os meus Pais e o meu tio, e recebi a magnifica chamada da minha Maravilhosa Esposa e Filhos a comemorar comigo esta vitória pessoal e a conquista de um novo PR na distância.

Como diria o meu filhote, Vitória, Vitória acabou-se a história..….em Almeirim há mais.

9 comentários:

  1. Parabéns Filipe,

    Uma brilhante prova que culminou com um novo record pessoal na distância.

    No ano passado tembém participei nesta prova e gostei, agora ir a Almeirim é "canja".

    Continuação de excelentes resultados e forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá "primo"
    Tandur Filipe estas em grande forma, completas-te mais uma meia maratona perfazendo a tua melhor marca. Muitos Parabéns
    Neste momento é impossível acompanhar-te, prefiro controlar bem para chegar bem no final!! Quem sabe um dia!!!
    Próxima Almeirim, lá estaremos, para prova e sopa!
    Grande abraço
    Tandur Vítor

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipe;

    Parabéns pela boa prova e pelo PR obtido.
    Pois essa situação dos 18/19 km é sempre o periodo em que "lá vem o homem do martelo" que nos dá uma pancada e sempre teremos de estar precavidos para ele.

    Continuação de boas provas

    Um abraço
    do Xavier

    Meu caro a Xistarca com a Câmara Municipal de Torres Vedras está a organizar no dia 17 de Outubro , a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada e a Prova do Bicentenário das Linhas de Torres. É a primeira vêz que vão organizar esta prova e não sei se é para continuar, espero bem que sim !
    É um traçado lindo que vai ter esta prova, piso de asfalto e um sobe e desce interessante, para os 15 km de corrida.
    É pena que não possamos participar, porque só à poucos dias tivemos conhecimento, pois a prova vai mesmo passar na aldeia que nos viu crescer ( Runa).
    Se tiveres interessado participa e vais ver que decerto vais gostar de uma linda região, bem perto de Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. É...rapaz...tu...estás...1...autêntico...papa...léguas...!...!...!...N...tnho...palavras...1h...33m...06s...BIP BIP!!!!!...coitado do coiote...

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipe
    grande evolução em tão pouco tempo, acredito que não ficarás por aqui...
    Boa semana, abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  6. Parabéns amigo Filipe.
    Foi excelente, a prova não é nada fácil e tem percursos algo monótonos, mas escolheste bem as companhias e o resultado está à vista.
    Também direi que ainda conseguirás melhorar essa marca, com tempo e alguma persistência vais consegui-lo.
    Abraço e até Almeirim

    ResponderEliminar
  7. Filipe

    Gostei de te ler e saber que durante algum tempo correste ao lado desse meu grande amigo e companheiro de muitos anos em provas de estrada, Augusto Cruz.

    Quando fui correr os 43 km Melides os meus companheiros ficaram "ofendidos" pelo facto de não conhecer o vencedor da prova, o Eusébio.

    Disse-lhes que sendo caloiro nessas andanças não o conhecia mas conhecia muitos campeões de estrada e o Augusto Cruz é um deles.

    Fizeste uma bela prova, com menos dois minutos ao teu tempo na meia, sinal que o tempo que correste ao lado do Augusto te ajudou a conseguir esse novo recorde.

    Lá nos veremos em Almeirim.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Grande Filipe! Finalmente abaixo da 1 h e 35m!! Muitos parabéns companheiro!

    ResponderEliminar