terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um Grande Fim de Semana e a Corrida da Festa.

Que grande fim-de-semana este, no sábado cheguei á meta da maternidade com a minha esposa Cátia e o meu filhote Tiago para recebermos a pequena Matilde, e menos de 24horas depois já tinha os ténis calçados para mais uma prova ao lado dos amigos da blogosfera Corredora.
Domingo de manhã, ainda meio combalido das emoções da véspera, decidi correr ao fundo da rua, mais precisamente na corrida do Avante. O “flyer” anunciava que os dorsais estavam disponíveis a partir das 8horas, por isso às 7:50 saí de casa para o aquecimento matinal. O processo do costume, consultar os editais, recolher o dorsal e eis que a surge a primeira agradável surpresa, o amigo Mário Lima ali a dois passos, à conversa com uma das pessoas da blogosfera que mais ambicionava conhecer, Joaquim Adelino, esse mesmo, o pára que diz que não pára. Uma honra conhecer este homem, com uma vontade enorme de correr por esse mundo fora. Palavra puxa palavra, e começa o desfile de vedetas, tornando difícil conseguir chegar à conversa com todos, o Daniel, o Carlos, o Tiago Silva, o Carlos Lopes, uffff…, dois segundos para recupera o fôlego, o Nascimento, o Luis Parro, e tantos outros que se torna difícil de mencionar. Até Auchanianos havia à solta no Avante, um grande abraço ao meu amigo Mário Falagueira, um desportista em férias, que teve a “coragem” mais a sua namorada, de calçarem os ténis e correr lado a lado com os malucos das corridas.

Eu e o meu amigo Mário Falagueira

Ops….Tiro de partida e lá vamos nós para 10,5km´s maioritariamente à beira-rio, um local magnifico para correr. 600metros, e eis que surge o primeiro e talvez único erro da prova, uma rua estreita com carros parados de um lado e de outro não deixa muita margem de manobra, mas o pelotão alongou-se um bocadinho e a malta lá passou andando ou correndo. Depois foi contemplar o rio, deixar correr os km´s. Ao segundo km o garmin apita e diz-me que último Km foi feito em 3m53s, pensei duas vezes, e decidi abrandar um pouco. Sim, porque a treinar pouco com poucas horas de sono e a fazer estes tempos ao Km, não via a paisagem e chegava ao fim todo roto. Estabilizei aos 4m25s, para acabar confortável sem partir a corda, deixei ir o Nascimento que ia num grande pedalada, e fiquei com o João do CRCP(um grande clube que já representei noutras andanças fora da corrida) . Entramos no Seixal, em bom ritmo, vendo o resto do pelotão a encher a marginal, dando uma foto maravilhosa do que deve ser o desporto popular. Eis que surge o retorno, e o abastecimento logo a seguir, para ajudar a hidratar que o calor já apertava, dificultando, a tarefa que até ali tinha sido fácil. Após o abastecimento, nem deu tempo de mirar o rio, e deixarmo-nos absorver pela magnifica paisagem que a zona ribeirinha do Seixal oferece, o pelotão começava a cruzar-se, e era tempo de saudar os amigos que vislumbrávamos ainda em sentido contrário. Saudei o Jorge Branco, o Hamilton, o Falagueira e quando dei conta já estava a passar a ponte da fraternidade para entrar na Amora, resumindo, nem vi o Rio.
A placa marcava 8Km´s e estava na altura de acelerar um pouco até ao fim, pois conheço bem aquela zona e sabia que pouco depois dos 9km´s havia uma subida matreira que ia maltratar muita gente. Deixava nesta altura o João para trás e só na pequena subida, sorri para duas fotos e ultrapassei 3 atletas, a partir daqui era descer um pouco e embalar para a meta. Na descida vi os campos do Amora e recordei tempos de outrora, ainda miúdo a correr atrás da bola, com tantos outros rapazes que sonhavam ser jogadores da bola, bons tempos esses de azulvestido e Amora ao peito. Mas como vos disse a descida era curta e logo arranjei um objectivo para a recta final, apanhar a atleta da garmin que ia 200 metros á minha frente, apertei mais um pouco e deixei-me embalar suavemente para nos últimos 500metros ultrapassar mais 5 atletas ( incluindo a Garmin) e terminar com um último km em 4:00. Prova concluída, em 44min e qualquer coisa segundos, pois quando me lembrei de olhar para o relógio já ia a meio do percurso para recolher a bela da T-shirt e o diploma que comprova ter lá estado. Já com os brindes e meia dúzia de flyers na mão, era tempo de esperar e procurar os bons amigos da blogosfera em especial o Vitor Veloso e a sua magnifica familia para agradecer todo o carinho demonstrado horas antes aquando do nascimento da minha filha. Mas tal como disse no principio ainda faltava mais uma surpresa, que era conhecer pessoalmente o Fábio e o Hamilton, duas pessoas que ambicionava conhecer pelo seu blog que é sempre um ponto de passagem nas viagens da blogosfera.

A equipa da Blogosfera

Tirada a foto para imortalizar o momento e toca a correr de volta ao Hospital para voltar a ter a minha princesa nos braços, pelo caminho tive ainda tempo presenciar um dos mais magníficos episódios de desportivismo na minha vida desportiva. O nosso amigo Jorge Branco que eu tinha visto terminar a prova momentos antes, tinha voltado atrás com a t-shirt e o diploma de baixo do braço para fazer os últimos metros, lado a lado, com um companheiro de corrida de longa data que passava por maiores dificuldades, a Ele deixo um grande abraço por este gesto que irei certamente recordar ao longo dos anos.
À e quase me esquecia, depois de tanta corrida ainda tive de correr mais um pouco para não falhar o primeiro banhinho da minha filhota, mas é assim, as corridas valem sempre a pena.

Um abraço e até às Lampas.

Ultima Hora - Tempo Oficial – 44m37s (diz o site).

7 comentários:

  1. Até ás Lampas amigo Fidalgo.
    Esta já está e em grande estilo, parabens pela excelente forma que já possuis.
    Gostei muito de te ter conhecido, espero que em S.joão das Lampas tenhamos mais um pouco de vagar para conversar um pouco.
    Mais uma vez parabéns pelo rebentozinho recem chegado e também muita saúde para todos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns "papá"!

    Foi com imenso prazer que o conheci pessoalmente, gostava também de felicitar pela boa disposição que demonstra e pelo nascimento da Matilde.

    Continuação de bons treinos e corridas(incluíndo-as dos banhos para a benjamim)

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipe

    Sempre a correr. Mal acabada a prova há que correr para junto da família para o primeiro banho da filhota.

    :))

    Foi bom ter-te lá visto e termos conversado e conhecido mais um pouco. Sobre a prova já tudo disseste e vale sempre a pena começar a nova época de corridas em Festa.

    Tudo de bom para a família agora mais numerosa.

    :)

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe;

    Boa prova...e bons momentos este fim de semana! É assim a vida, e temos de os aproveitar todos, porque eles são muito importantes, e passam tão rápido.

    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipe,
    Foi bom reverte e felicitar-te pessoalmente pelo nascimento da "princesa" Matilde.
    Obrigado pelas generosas palavras.
    Em relação a Corrida vê-se que estas bem fisicamente, parabéns.
    Sábado lá estaremos para percorrer mais uns quilómetros em vista o Porto.
    Aproveitem todos os bons momentos
    Para família, os Melhores cumprimentos,
    bjs especial para Matilde
    Família Veloso

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Papá, parabéns esses extensíveis à Mãmã, claro!

    Tudo a correr bem e até às Lampas

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  7. Muito parabéns e obrigado pela saudação.
    Não repare se eu não o reconhecer da próxima vez pois sou uma desgraça para fixar rostos e ainda estou a tentar “encaixar” todos os novos amigos que a blogosfera corredora me troce assim de repente!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar