domingo, 12 de setembro de 2010

Um fim-de-Semana de Estreias!

Quando conhecemos o nosso trilho, ou temos a certeza de qual o caminho que pretendemos percorrer, basta calçar os ténis e dar um nó na força de vontade. Creio que é esta a conclusão que se pode tirar da MEIA de São João das Lampas, na minha opinião a rainha das Meias Maratonas, pela sua dureza mas também pelos seus anos de existência.



É tudo a estrear! É o que posso apregoar deste fim-de-semana de estreias desportivas. Primeira vez da Meia das Lampas e primeira prova pela equipa TANDUR serviram de mote para mais uma meia maratona, no meu caso a 3º deste ano, depois da Meia da Ponte e da Meia da Areia. Antes de falar da prova, gostaria de agradecer ao Vitor Veloso e ao António Almeida não só o convite para incorporar a equipa TANDUR mas também por me fazerem sentir parte da sua maravilhosa família, ou melhor dizendo do seu “Staff Desportivo”, a todos eles o meu mais sincero agradecimento.
16H e “aterrávamos” nas Lampas, para recolher dorsais, saudar os “velhos” amigos, e cumprimentar “novos” companheiros. A minha primeira imagem ao chegar às Lampas, foi a de um verdadeiro arraial desportivo, com inúmeros atletas já no aquecimento, outros em amena cavaqueira, isto tudo com música e animação no espaço envolvente à partida. Espectáculo! Estes largos minutos antes da partida, é que fazem a família da blogosfera Corredora ser diferente, são momentos de uma simplicidade e simpatia envolvente que nos absorve e assoberba a alma. Foi óptimo reencontrar o Joaquim Adelino e o Mário Lima, que ao saberem da minha estreia na prova se desdobraram em dicas, ajudas e conselhos para que a estreia corresse da melhor forma. Foi um prazer conhecer pessoalmente a Susana Adelino, oito dias depois de ter conhecido o seu marido Daniel, a eles votos de muitas felicidades para a corrida de nove meses que agora percorrem. Feitos os cumprimentos e abraços, eis que a “treinadora” Isabel Almeida, anuncia a hora do aquecimento, estava na hora de preparar o início da corrida, parecia-mos estrelas, no meio de tantas fotos, tiradas pelas fotógrafas de renome Ruth Veloso e Isabel Almeida (“ex-treinadora”). As magníficas cheerleaders Vitória e Carolina apoiavam os papás afincadamente. Nem imaginam como são fantásticos estes momentos antes da partida. Tudo a postos e o nosso amigo e director da prova Fernando Andrade, dava o tiro para as famosas Rampas.



Eu e o Vitor logo cedo encontramos o nosso ritmo, e fomos deixando o António Almeida, com muita pena nossa, um pouco para trás. 1km em 4mins e estava concluída a volta de cortesia, a seguir era sair de São João das Lampas. Uma descida muito inclinada de aproximadamente 1km, era o aviso para o que iriamos encontrar durante a prova, um autêntico carrossel, de sobe e desce constante, com subidas longas e íngremes, muito íngremes, obrigando a alterações de ritmo constante. Até aos 5 km´s fomos andando e rebocando alguns atletas que teimosamente se mantinham atrás de nós, aproveitando o ritmo imposto e a barreira que íamos fazendo ao vento que soprava de frente com alguma intensidade. Depois do primeiro abastecimento a mais difícil das subidas obrigava a abrandar o ritmo para 5m35s\Km, mas esta dificuldade mostrou-nos que estávamos bem e no ritmo certo. Nas várias aldeias que passávamos a população saudava vivamente a corrida, brindando com alguns chuveiros à beira da estrada os atletas que prontamente agradeciam a generosidade.



Chegávamos aos 10km e nesta altura o Vitor parecia estar a passar um momento menos bom, mas o homem tem força que nunca mais acaba e depois da Bomba (leia-se Gel), estávamos de volta à luta, e aos reboques, pois já trazíamos mais 2 penduras. Perto dos treze, a passagem pela zona da chegada, trouxe a motivação e força necessárias, para uma grande parte final. No abastecimento dos 15 Km, traçamos a última estratégia, depois da última subida forçamos o ritmo, e assim foi. Aos 17 Km a última dificuldade deixava muitos atletas que circulavam à nossa frente, literalmente parados ou a andar, que curiosamente quando nos viam passar os dois num ritmo certinho e lado a lado, depressa se “colavam” à boleia. No fim da subida já iam alguns 6 lá atrás, todos contentes da vida. Aproveitando o ritmo forte que um atleta vindo de trás trazia, descolámos do grupo e nunca mais nos viram, pois até ao fim o ritmo foi forte, muito forte, baixando para uma média, por vezes abaixo dos 4m00s\Km. A chegada estava à vista e aquela recta da meta, magistral, com a foto de chegada a marcar 1h43m23s.


Em resumo a equipa TANDUR fez uma boa prova com o 24ºlugar por equipas em 37 contabilizadas. A Prova é Espectacular, a Organização do melhor que já vi. Ao amigo Fernando Andrade um grande abraço e muitos Parabéns pela Excelência da prova, que para o ano certamente será local de presença obrigatória. Uma nota de registo apenas aos apoios institucionais que na minha humilde opinião só ficam a perder ao não patrocinar esta magnífica prova feita por atletas para atletas, pois isso creio que diz tudo e faz toda a diferença.

7 comentários:

  1. Grande Filipe! Uma bela marca para uma prova com essa altimetria! É mais um desafio superado e deixaste-me com água na boca para a fazer no próximo ano!
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Filipe,
    Antes de mais felicitar pela excelente meia maratona, para estreia estives muito bem. Fizemos uma boa gestão de tudo, daquele mau momento meu logo tirei as ilações, tenho que levar mais “bombas”, a prova e durinha.
    Bem-vindo a equipe após todos requisitos és aprovação, jóia e cotas pagas vitalícias. :-)
    Já és um TANDUR, para mim e enorme prazer ter-te como companheiro tanto no desporto e familiar.
    Presumo que viveste uma tarde cheio de emoções, muito convívio, é um espectáculo ver o nível fotográfico e do apoio especial das “princesas” dá-nos uma força extra, podes acreditar.
    O Amigo Fernando Andrade esta de parabéns e espero que tenha muita força para continuar a proporcionar-nos tão bela prova.
    Para Matilde bjs especial, para mano Tiago “abraço” e que cuide bem da irmãzinha.
    Para os pais um forte abraço e bjs
    Família Veloso

    ResponderEliminar
  3. Filipe
    nada a agradecer, é um prazer ter-te como companheiro de corridas e da blogosfera.
    Muito bom tempo o teu, parabéns.
    Abraço e tudo de bom para a família.

    ResponderEliminar
  4. Filipe

    Ao ler o teu texto não deixei de sorrir quando te referes à prova como um carrocel. Vê lá bem a diferença de olhares para uma mesma prova, aquilo para mim era uma montanha russa e eu nas montanhsa russas tenho vertigens.

    :)))

    Fizeste uma belíssima estreia numa prova difícil e ainda ter um último assomo de energia para ir ultrapassando na parte final é sinal que o Parque da Paz pode ficar em Paz, temos atleta, se alguma dúvida houvesse.

    :)

    Aquela parte última do convívio é que foi demorada, a pequenita à espera e nós ali na conversa.

    :)

    Parabéns e o facto de dizeres até para o ano é tão bom sinal que até eu fico mal se não aparecer na foto desse ano.

    :)

    Abraços

    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipe, parabéns por todas as coisas boas que viveste em S.J.das Lampas.
    Obrigado pelas referências que me fazes e à minha família.
    Espero que te mantenhas muitos anos, na corrida e na amizade, na companhia desses extraordinários amigos que são o António, o Vitor e suas famílias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipe muitos parabéns pelo resultado, e obrigada pelas palavras relativamente à nossa corrida (minha e do meu marido) que já vai a meio :)) eheh uma experiência única! Também gostámos de o conhecer, e desejo tudo de bom, força para essas corridas!

    ResponderEliminar