quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Da 37º Meia Maratona de S.J. das Lampas à 1ªCorrida Jumbo


Chegou Setembro! As pernas enferrujadas pelo tempo quente e pelas idas a banhos, não dão muitas hipóteses de fuga ao chiar das dobradiças, já gastas dos muitos km´s  corridos em tempos passados. Calças os ténis e sentes o corpo protestar com dores nas articulações. Já equipado sais porta fora e os primeiros degraus das escadas, são como que uma revolta da razão sobre a vontade. O corpo está relutante, mas o espirito corredor fala mais alto, e tal como da primeira vez os passos são lentos, mas a tua vontade supera-te e aquilo que começou lento, é agora mais rápido, o sangue que te corre nas veias acorda o corpo adormecido. Páras! Ofegante, sentes o corredor que há  em ti. Está vibrante e eufórico por regressar de onde nunca tinha partido. Estás de volta! As férias já foram.

Aos 15K (foto do amigo Carlos Viana) 
 
Mais uma época, mais uma vez as Lampas a abrir a temporada, se não fosse assim não tinha o mesmo sabor. A MMSJL já foi outrora  um obstáculo temido e receado por muitos, mas nos dias que correm  os receios são outros. Deixou de existir o receio de correr a prova e passou a existir o receio de a perder. As temidas rampas de outrora são hoje a simbiose perfeita da vontade e superação. Correr a MMSJL será sempre especial, pelas rampas, pelo espirito, pelas gentes, mas acima de tudo por sabermos que tudo é feito com alma e coração, para dar aos que vêem a certeza que um dia voltarão. Mas chega de falar do sucesso do Fernando Andrade e da sua magnífica equipa, pois é algo que é conhecido de todos, e não existem mais palavras e frases que transmitam maior grandeza ao que já hà muitos anos é comprovado. Pelo 4.º ano estive nas Lampas, para correr e para ver e rever amigos e companheiros de muitos km´s. Parti lado a lado com o “primo” Veloso, é normal ser assim nas Lampas, mas cedo me entusiasmei com ritmos um pouco mais loucos que o habitua. Até aos 7 km´s corri sem preocupações, mas é nesta altura que passa por mim a inquestionável e incontornável  Chantal Xhervelle, admito que fiquei surpreendido, mas rápido pensei se corri 7 km´s à frente desta “gazela”, porque não tentar ir ao lado dela pelo menos mais 7. Dito e feito, até perto dos 13 km's seria assim, mas ao reentrar em São João das Lampas, reparei que tinha perdido a “gazela”. Fiquei um pouco assustado, porque se a campeã tinha dado o estouro eu deveria estar completamente rebentado. Fiz um checklist rápido da máquina, e nada de dores nas pernas, nem cansaço, portanto senão há alarmes, pé no prego que isto só acaba no fim. Os últimos 7 km's foram curiosamente os mais rápidos. Cortei a meta com 1H31m07s. 10min!!!! Mais rápido que o meu melhor tempo na mesma prova.
Já perto da Chegada
 
Domingo de manhã e a euforia das Lampas, tinha descido para as pernas. Estava mesmo amassado. Mas como o Patrão manda, tinha de ir á 1.ª Corrida Jumbo. A história era diferente, ia acelerar no Autódromo do Estoril e o meu puto maravilha também ia correr. O meu filhote é como o pai, corredor de domingo, mas já com upgrade, fez aquilo tão depressa que ainda teve tempo para parar a meio e meter 2 dedos de conversa com as miúdas da idade dele. Ele só tem 7 anos, estou tramado!!! Depois do sobe e desce da véspera, o autódromo parecia perfeito, os carros ali fartam-se de andar e nunca vi nenhum formula 1 a abrir nas Lampas, por isso, pela lógica isto é plano e sempre abrir. Mentira! O Autódromo sobe e desce quase tanto como as Lampas e só por acaso o último km era a subir e com vento de frente. Apesar da loucura, consegui cortar a meta com 41m24s. Apesar de ser a prova da Auchan, e da minha opinião poder parecer tendenciosa, creio que foi uma prova excepcional, apesar de ser uma 1.ª edição. Percurso com duas voltas à pista, uma em cada sentido, espectacular. Dois abastecimentos em 10 km, excelente. Saco de fruta no fim, medalha, diploma digital de participação, camisola técnica, entretimento para os miúdos e um infindável número de ofertas de patrocinadores.
 
Passagem aos 5K
Quando assim é, só podemos pensar em voltar no ano seguinte.

6 comentários:

  1. Muitos parabéns pelas duas grandes provas...às vezes é assim, quando menos se espera, sem grande stress, lá saem uns tempos canhão.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Sem dúvida que por vezes nos conseguimos surpreender, e a corrida é mesmo isso, a capacidade que nós temos de nos superar a nós próprios.
      Um abraço e boas corridas.

      Eliminar
  2. Upa upa, estás em grande, mesmo no inicio de época. ;)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      Por agora o plano de treinos parece resultar, veremos o que o futuro nos trás.

      Grande abraço

      Eliminar
  3. Setembro chegou com tudo pelo jeito, provas sensacionais, adorei o primeiro paragrafo desse post coisa mais linda o que escreveu, parabéns pela evolução no tempo da prova. Espero que as surpresas de setembro não parem por ai.
    Boa semana
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio ás minhas palavras. Espero também que Setembro lhe traga muitas e boas surpresas corredoras.

      Bons treinos,
      Filipe Fidalgo

      Eliminar