quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Depois da Lampas? Avante, camarada! Avante!

 

Chega a altura em que começa tudo de novo, de volta às provas e aos treinos, mas acima de tudo às provas sem treinos. Sei que soa um pouco a contra-senso, mas a minha rotina é feita em torno de um extenuante plano sem treinos e desde que um dia ouvi dizer que a descansar também se treina, passei a trocar a teoria pela prática aplicada de tal sabedoria.

Mas após este longo e duro fim-de-semana com jornada dupla, tenho de admitir que o corpo dorido começa a pedir uns treininhos suaves de vez em quando, ou corro o risco de em final de Outubro, estar aqui a lamentar mais um grande sova nas ruas do Porto. Podem dizer que é loucura, insanidade ou simplesmente ousadia, mas para min correr em São João das Lampas sem treinar começa a parecer tradição. Adoro correr aquela prova, simplesmente porque não sei explicar o que tanto me atrai. Há 3 anos convidaram-me e não fui capaz de resistir ao encanto, e como quem recebe também deve dar, tenho levado sempre mais um estreante. Que curiosamente, tal como eu saem das maravilhosas rampas, doridos, massacrados mas acima de tudo felizes, encantados e totalmente decididos a voltar no ano seguinte. Sei que não sou o único a pensar assim, mas a MMSJL e as suas rampas, são um pouco como o cabo bojador de todas as meias maratonas, pois quem passa esta, faz de todas as outras um verdadeiro “walk in the park”. Não quero tirar valor a outras provas, nem ao esforço de todos aqueles que escolhem muitas das outras meias, mas esta…. Esta é simplesmente, aquela prova! Simplesmente, porque é genuína e autêntica, não como a Super Bock, mas como as suas gentes. Como as coisas simples que ninguém repara, mas que estão lá. Como os pequenos gestos que por vezes não vemos, mas que nos marcam. Com tanta simplicidade é simples voltar no ano seguinte para ficarmos novamente encantados.

Meia folha e ainda não falei de como o empeno correu este ano.
 
Bem vistas as coisas até correu bem, 1h41m31s. Levava o objectivo de baixar da 1h40m, que como já deu para ver não foi alcançado, mas valeu a pena por ter tirado 2min ao tempo do ano passado e por o corpo ter reagido bem, ao esforço dos primeiros 13km abaixo da hora. Sem grandes sobressaltos, acabei por ficar satisfeito e sem grande empeno, pois 13h depois já estava na partida da corrida do Avante. Até deu para conhecer o Pedro Carvalho do http://correrevicio.blogspot.pt/. Mais um companheiro da blogosfera a caminhar para maratonista já próxima maratona de Lisboa.

No Domingo a história já era outra, as pernas estavam doridas da véspera, mas o objectivo era mesmo rolar mais uns km´s. Se eu achava que era loucura correr duas provas no mesmo fim-de-semana fiquei totalmente esclarecido que não fui um louco solitário tal era a quantidade de figuras e caras repetidas no tiro de partida, em relação ao dia anterior. Acabei com 52min. Os 11,350 metros, sem pressas e com vontade de ainda fazer um ligeiro jogging até casa, para desenjoar. Acabou por ser um fim-de-semana duro, mas acima de tudo bastante produtivo, não pelos tempos, mas pelos km´s adquiridos e por adicionar mais um companheiro á já larga amizade bloguista.